terça-feira, 3 de abril de 2012

A Arte da Guerra



Hoje eu quero comentar sobre um livro que eu gosto muito. Um velho conhecido do mundo da administração empresarial, tão significativo que eu não consigo contar as inúmeras adaptações que eu já vi em torno do livro. Não tenho a pretensão de escrever uma resenha neste post, pois comecei a reler agora.

O livro em questão leva o nome deste post, A Arte da Guerra, e foi escrito à cerca de 2400 anos pelo general chinês Sun Tzu, como um manual de estratégia para batalhas.

A esta altura, quem não conhece o livro deve estar se perguntando, o que um manual de guerra tem a ver com administração empresarial??? Bem, no final das contas, o livro é um guia de estratégia, e estratégia pode (e deveria) ser utilizada em todas as áreas da vida.

Confesso que assim como a grande maioria das pessoas, eu também não entendi nada da primeira vez que eu li o livro, mas depois de algumas releituras, posso dizer que consigo absorver plenamente o conhecimento passado pelo antigo general. Isso certamente ocorre pois o livro foi escrito específicamente para a guerra, ou seja, a não ser que você seja das forças armadas, uma leitura ao pé da letra não seria nada digesta.

As idéias do livro precisam ser entendidas a fundo, e um processo de analogia e abstração é essencial para que se possa transportar os ensinamentos estratégicos de Sun Tzu para os desafios cotidianos, sejam eles qual for.

Fica a dica de livro, que é barato, pequeno e muito rico em informação. Quer falar sobre estratégia e discutir os conceitos do livro? Basta me procurar! 

Finalizo um post com um video que achei no YouTube com 5 frases do general para provocar mais a curiosidade.


Um comentário:

CINACIO disse...

muito bom...