domingo, 18 de março de 2012

"Take care of your body. It's the only place you have to live." -- Jim Rohn


Depois de uma experiência vivida nesta semana, onde da noite pro dia a minha energia se foi quase que completamente, nada melhor que a frase acima para o título do post, "Cuide do seu corpo. Ele é o único lugar que você tem para viver.".

Enquanto estamos com energia abundante isso parece até trivial, mas é quando esta energia se vai que nos damos conta de que ela está lá por algum motivo, e que vários motivos "conspiram" para que ela se vá, caso não "cuidemos do nosso corpo". Como corpo aqui extendo para mente e emoções, pois tudo acaba sendo uma coisa só. Um problema físico afeta o emocional, e um problema emocional afeta o físico, e afeta muito.

Como nada é por acaso, nesse mesmo dia li um artigo com o título "A Arte da Abstência - Porque o Equilíbrio Importa".

Este artigo discute algo em que eu particularmente me preocupo muito, que é a alta produtividade, estar sempre fazendo algo "útil", "produtivo", enfim, algo que gere algum valor. Com isso, o tempo acaba sendo monetizado, sendo calculado em termos de valores, e cada ação feita nesse tempo tem que gerar algum valor.  Claro, eu já pensava muito no equílíbrio também, mas no meu subconsciente certamente ficava aquela culpa de não estar fazendo algo produtivo enquanto estivesse correndo ou pedalando por exemplo…

O próprio artigo cita um ditado italiano que diz "il dolce far niente", ou seja, a doçura de não fazer nada. Por este termo, acabei caindo em um post curto mas interessante citando o mesmo ditado, vale a pena dar uma lida: Dolce far niente

A propósito, melhorei, sem ajuda de nenhum remédio, o problema veio pela emoção e foi curado pela emoção. Uma caminhada de 2 horas até o pico de Mairiporã sem nenhum eletrônico para ter aquela preocupação de chuva… certamente esta foi parte da cura =)

Pico do Olho d'Àgua - Mairiporã/SP


E você, acha que o equilíbrio importa? Que ações você toma para equilibrar a sua vida em suas várias áreas?

Um comentário:

Cris disse...

Eu por exemplo ainda nao tomei nenhuma atitude que me faça estar em equilibrio, mas isso me ajudou a parar e refletir como estou focada na vida estressante, na correria etc.. Preciso rever isso e melhorar a minha qualidade de vida!!! =)